- Endeleza International

 

A história da Endeleza começa em 2011, na comunidade de Kaithé, no Quênia. Um dos fundadores da Endeleza foi convidado para trabalhar como voluntário em um projeto de educação complementar. O otimismo e a forma como as pessoas que conheceu por lá enfrentam os seus problemas o cativou, e fez com que um leque de possibilidades fosse aberto para ajudar aquela comunidade, principalmente em relação sustentabilidade, empoderamento comunitário, desenvolvimento sustentável e educação.

A realidade estudantil encontrada no Quênia é de jovens impossibilitados de continuarem seus estudos, e um dos motivos é que, em teoria, apenas o ensino primário é gratuito, e na prática ocorre que a falta de dinheiro do governo para pagar os salários dos professores faz com que as famílias acabem pagando os salários e outras taxas escolares.

O ingresso no ensino secundário é ainda mais difícil, pois depende da aprovação em um exame nacional (Kenya Certificate of Primary Education), e pagamento de taxas escolares, inclusive nas escolas públicas.

Esse cenário moveu universitários de Curitiba, e em 2012 nasceu o primeiro Programa de Apadrinhamento da Endeleza. Duas adolescentes, as irmãs Doreen e Eunice, começaram seus estudos na Escola Secundária de Ruiri Girls, onde teriam educação de qualidade e alimentação adequada, com R$ 70,00 mensais dos padrinhos brasileiros.

A Endeleza cresceu muito de 2011 até hoje, e em 2015, junto com 120 rafikis (amigo em swahili), garantiu 82.280 refeições para 256 crianças.

No ano de 2017, a Endeleza apoia mais de ​350 crianças no Quênia, e identificou a necessidade da auto sustentabilidade financeira, lançando então o programa Escola Primária Sustentável, visando trabalhar menos com projetos assistencialistas e mais com a mudança na comunidade.


Hoje a Endeleza tem 3 projetos:
Escola Primária Sustentável – a Endeleza investiu no potencial produtivo da escola, e hoje, uma parcela do terreno da escola é destinado ao plantio de cebolas. A renda obtida com as cebolas é capaz de garantir a alimentação e educação aos ​249  alunos da escola, e também custear o desenvolvimento da comunidade e outros programas da ONG.


- Mabadiliko – Centro de Desenvolvimento Endeleza, lá são oferecidas atividades complementares e extracurriculares, capacitação em costura, acesso à água para 37 famílias da região, entre outras atividades.


- Ujana – a Endeleza custeia todas as taxas escolares de um aluno no ensino secundário, inclusive hospedagem e alimentação.
 


Há várias formas de você se envolver e apoiar a Endeleza, veja abaixo.

Comprando os produtos da Endeleza
Ao comprar produtos da Endeleza em nossa loja, você está ajudando o projeto. Por exemplo, ao comprar um produto, você garante ​53 refeições para um aluno no Quênia,​o equivalente a 1 mês inteiro de alimentação.​

Se tiver alguma dúvida sobre a compra dos produtos, se o produto que você gostou não tem mais em estoque, você pode enviar e-mail ou inbox/direct nas redes sociais da Pono 55.

 

Seja um Rafreak (Voluntário)

Você pode apoiar a Endeleza sendo um voluntário, e contribuindo com seus conhecimentos e habilidades.

Clique aqui para conhecer as vagas disponíveis, preencher o formulário e começar essa amizade.
 
Ah, sabe o que significa Rafreak? Os apoiadores da Endeleza são chamados de rafikis, que em swahili significa "amigo", e juntaram com freak (louco, em inglês), porque aqui é para quem é louco apaixonado pela causa.

 

Seja um Rafiki (Doador)

Você pode se tornar um Rafiki e fazer uma doação conforme suas possibilidades. Confira aqui como é possível fazer uma diferença gigante com pouco.Por exemplo, com R$ 10,00 é possível garantir 27 refeições para uma criança atendida pela Endeleza.

As doações são realizadas de forma simples, através de boleto ou cartão de crédito, acesse aqui.

 

 
Conheça o Quênia

Quer ir até o Quênia para conhecer de perto o projeto e colocar a mão na massa? Então vamos! Além do trabalho voluntário, você também fará passeios turísticos, por exemplo, o Safari.

 
 


  

Pague com
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

PONO 55 - CNPJ: 28.452.577/0001-53 © Todos os direitos reservados. 2018